"Desejo e reparação", 2007, Joe Wright - Reino Unido/França
Estrelando: Keira Knightley, James McAvoy e Saoirse Ronan
nota: 10

A culpa realmente é um dos piores sentimentos existentes, uma pessoa que pode falar de culpa é a Briony Tallis, uma guria de 13 anos mimada e muito rica. Briony (Briony aos 13, Saoirse Ronan) gosta de passar o tempo escrevendo peças/livros e em um dia muito quente de verão, ela decide fazer uma peça especialmente para o seu irmão, Leon, que está chegando. 

Além desse lado escritora, Briony nutre uma paixão platônica por Robbie (James McAvoy), filho de uma das criadas da casa e que esse é apaixonado por Cecilia (Keira Knightley), que também é apaixonada por Robbie.

Briony além de prepotente, é criativa. E é com essa criatividade que ela vai acabar levando a história para outro rumo. Ela ensaiava com seus primos e a irmã mais velha deles, Lola. Na cabeça de Briony estava tudo perfeito, até que ela cai em si e percebe que a realidade é bem diferente daquela que ela imaginara.

O filme tem flashes muito bons, variando entre o presente e o passado e visões diferentes. Uma das cenas que fica bem explícito isso é a da fonte, onde Cecilia mergulha nela apenas em trajes íntimos com Robbie observando. Na cabeça infantil de Briony aquilo é algo monstruoso, mas na verdade Cecilia e Robbie tinham discutido e uma peça do vaso de flores que ela segurava quebrou, caindo na água fazendo com que ela tivesse que pegar. Normal? Não para Briony que já imaginou que Robbie era um monstro se aproveitando da ingênua Cecilia.

Cecilia é aquele típico personagem que está tentando se descobrir e muitas vezes começa a agir por impulso, apenas para provar que sabe fazer tal coisa. Enquanto Robbie é o típico bom moço da história, que conseguiu um diploma em Cambridge (com ajuda do pai de Cecilia) e que planeja se graduar em medicina. Todos esses sonhos destruídos por apenas um ato.


Após isso, as coisas vão começando a ficar tensas depois que Robbie escreve um bilhete para Cecilia e quem acaba lendo é Briony. Para quê? Isso só atiçou ainda mais a mente hipercriativa da menina. Logo mais tem a cena da biblioteca (e que cena!), Robbie e Cecilia tem um momento íntimo onde os dois se declaram e se entregam e quem vê? Briony! A partir dessa para quando Lola é violentada são segundos. 

A história se passa anos antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Joe Wright conseguiu capturar cenas fantásticas durante as cenas de Robbie atuando como soldado e, no livro, Ian conseguiu descrever muito bem a mente criativa de Briony interpretando os fatos. 

Passam anos e vemos o quando essa acusação foi capaz de fazer. Robbie agora como soldado, Briony como enfermeira, Cecilia, que jurou não mais voltar para sua casa, como enfermeira e o mais chocante de todos, Lola se casando com seu antigo violentador.

Robbie e Cecilia até chegam a se encontrar nesse meio tempo de Guerra e tudo, mas é sempre algo incerto e chegam até a trocar promessas de amor eterno, mas o final...

O livro é dividido em 3 partes: a 1ª mostra justamente o início de tudo e de como a vida dos Tallis e seus convidados mudaram após uma acusação feita; a 2ª parte mostra Robbie na Segunda Guerra, e nessa parte ficamos sabendo da sua despedida e de seus medos/esperanças; a 3ª parte foca em Briony atuando como enfermeira e mostrando o porque ela fez tudo aquilo. E ainda temos o chocante epílogo e mais chocante ainda por eu ter conseguido sentir um pouquinho de simpatia pela Briony.

O final então? cabe a vocês verem aqui abaixo...
Nas cenas finais vemos Briony, agora uma grande escritora promovendo seu mais novo livro. Baseado em fatos reais, ela conta a história que gostaria de ter acontecido com Robbie e Cecilia, sendo que na verdade eles nunca ficaram juntos na vida real. Robbie morreu em combate e Cecilia morreu devido a uma explosão que aconteceu em um túnel onde ela se abrigava. De fato comovente, o final é chocante e de certa forma genial. E que, só há algo comparado com a culpa: o remorso.




Arquivo do blog

Com tecnologia do Blogger.
Mariana, 17 anos, Brasil. Nunca gostei de me descrever, sempre gostei de ler, escutar música e de ver filmes. Minha vida é meio chata, eu gosto de HQs e futebol. Eu gosto de Ficção Científica, ver seriados, cheiro de livros, sou apaixonada por fotografias. Aqui tem muitas coisas que eu gosto e opiniões pessoais.

sobre

→ Translate

Popular

Estou lendo

Instagram

→ Search